
2019 foi um ano muito marcante para a Onda Lab, pois foi quando, após algum tempo no piloto automático, conseguimos nos reconectar com quem somos e queremos ser. Empreender não é fácil, todo mundo sabe disso, mas quando o seu empreendimento representa não apenas o seu ganha pão, mas também o seu propósito, é quase certo que em algum momento vai rolar uma crise existencial.
Nosso momento foi ano passado, quando paramos tudo para pensar: o que fazemos é aquilo que queremos fazer? O que realmente fazemos bem? O que nos traz recursos financeiros para podermos continuar existindo? E o que nos traz satisfação? É possível conciliar essas duas coisas?
Poderia ter sido uma super bateção de cabeça se no meio do caminho a gente não tivesse passado por processos (terapêuticos, por que não?!) de reconhecimento e reafirmação. O primeiro deles foi o Redesign Estratégico de Negócio, feito sob a consultoria da maravilhosa Melissa Bivar, da Social Contemporâneo. Usando o Dragon Dreaming como metodologia base nesse redesenho, mergulhamos fundo no nosso propósito, reconhecemos nossas potencialidades e então construímos, de maneira estratégica, nosso novo modelo de negócio.
Um dos principais entendimentos foi do quanto a customização das pesquisas pode ser assustadora para leigos no assunto, algo capaz de trazer um senso de insegurança aos clientes. Decidimos, então, criar “produtos de prateleira” - como a nossa prata da casa, o Sprint de Pesquisa - que explicam de maneira simples e clara o objetivo, o processo e o resultado de cada tipo de pesquisa.
Depois de redesenhar o modelo do nosso negócio (em sua estrutura, papéis e fluxos), foi a vez de repensar nossa identidade visual e nossa comunicação como um todo. Para isso, buscamos a ajuda da também maravilhosa Letícia Cecagno, que nos ajudou a conceber nossa estratégia de comunicação e marca. Com ela entendemos que nosso propósito deveria se refletir em uma marca com personalidade e tom de voz. E isso disparou todo um trabalho de criação de identidade visual e conteúdo, que hoje se reflete em nosso material institucional, nas nossas apresentações, no nosso site e nas redes que escolhemos estar (LinkedIn, Instagram e Facebook).
Embora jovem, hoje a Onda Lab é mais madura: sabe quem é e o que quer. E o que queremos se resume bem em nosso propósito: “Desenvolver saberes com o potencial de gerar inovações benéficas à sociedade, através da ressignificação das relações”. Ou, em uma linguagem mais simples, “usar a pesquisa de comportamento como ferramenta para transformar a relação entre empresas e seus consumidores em uma relação ganha-ganha”.
ความคิดเห็น